Sky vai abandonar criptografia Nagra 3

Apagão, Claro TV, Sky,

Pirataria custa caro para assinantes, eles que pagam a conta. A operadora de tv por assinatura Sky Deutschland, da Alemanha, anunciou que em 2015 não irá mais utilizar o sistema de encriptação da suiça Nagra Kudelski, o sistema Nagra 3.


A Sky Alemanha não deu maiores explicações para a decisão, mas atualmente a operadora também usa um sistema de criptografia de canais mais seguro, o NDS Videoguard, na qual a Sky Alemanha confia mais.

Segundo a Kudelski, ela foi pega de surpresa e esta notícia abalou bastante a empresa que desenvolve sistemas de criptografia pois perde um dos seus clientes mais importantes no momemto.

A Europa também tem sofrido com a pirataria da tv por assinatura, que assim como ocorre na América Latina, já chegou a níveis alarmantes, sendo que o sistema de criptografia Nagra 3 é um dos mais afetados pela pirataria da tv paga.

A mudança de um sistema de criptografia para outro sistema custa caro para as operadoras de tv por assinatura, motivo pelo qual elas não tem considerado ainda esta solução para resolver o problema da pirataria.

No caso da Sky Alemanha ela já trabalha com duas criptografias, tanto Nagra 3 quando NDS Videoguard, que é a mesma criptografia utilizada pela Sky Brasil. Na Alemanha a opção foi encriptar tudo com Videoguard em uma versão mais segura do sistema, provavelmente a mesma que a Sky usa aqui no Brasil em seus canais HD e que por enquanto permanece segura.


admin

Top 10 mais acessados

Minion Rush: download ( 4620 acessos )