Download: Ubuntu 13.10 Saucing Salamander

Downloads, Sistema Operacional, Ubuntu 13.10 Saucing Salamander,

Ubuntu 13.10 Saucing Salamander Download: Ubuntu 13.10 Saucing Salamander

A Saucing Salamander é a versão 13.10 do Ubuntu, sistema operacional de código aberto. Ela traz novidades especialmente na parte de performance gráfica, embora haja mudanças em outros recursos dela.

A ideia da desenvolvedora é, aparentemente, preparar terreno para as edições mobile do sistema operacional, o Ubuntu Touch – ou ao menos funcionar melhor em máquinas menos potentes. Tanto que ele já vem com um SDK em versão “developer preview”, para desenvolvedores que querem criar aplicativos que funcionam tanto no SO “de mesa” quanto no móvel.

Além dessa mudança mais técnica, o sistema operacional traz mais algumas novidades voltadas para o usuário “final”. Uma das mais notáveis é a maior e melhor integração com redes sociais por parte do sistema. Você pode agora definir quais aplicativos terão acesso às suas contas adicionadas ao SO (como as do Facebook e do Twitter), por exemplo, permitindo que um deles possa abrir suas fotos do Facebook e outro não.

A Dash traz também uma nova lente Social, que permite conferir novas postagens de amigos nas redes sociais que você tem integradas ao sistema. O recurso ainda avisa quando novas mensagens ou interações chegam, de forma que você mal precisará abrir uma janela no navegador.

O esquema de gerenciamento de janelas também mudou, e o Ubuntu agora apresenta uma prévia no “window snap”, que “avisa” qual tamanho a janela atual terá quando o topo dela atingir o alto do monitor – algo como o que acontece no Windows. Os usuários ainda poderão sentir falta das múltiplas áreas de trabalho (Workspaces), que vêm desativadas por padrão. É possível reativá-las em no menu de configurações.

Outras mudanças estão relacionadas ao Ubuntu One, o sistema de armazenamento na nuvem, que ganhou um menu aprimorado na barra superior. Nele, você pode dar um clique para compartilhar arquivos, ver as transferências em progresso e mais.

Clique aqui para fazer o download.


Matheus Lima

Top 10 mais acessados