Como usar o Chrome Remote Desktop e ter acesso ao seu PC via navegador

Redes de Computadores, Saiba como,

Acessando computador próprio

O benefício de usar o Chrome Remote Desktop em várias máquinas é a facilidade de acessar conteúdo espalhado em HDs logados com sua conta. Isso significa que, uma vez que o usuário adquira um PC novo, basta baixar a extensão e logar para colocá-lo na sua “rede” pessoal. Veja como fazer.

1. Instale a extensão Chrome Remote Desktop nos seus computadores com Google Chrome ;

2. No Chrome, abra a grade de aplicativos por meio do botão na barra de favoritos. Em seguida, clique no ícone do Chrome Remote Access;

3. Clique em ‘Ativar conexões remotas’ e conceda permissão para que a extensão possa acessar seu PC, ou seja, para que a extensão extrapole o navegador e possa operar em todo o computador;

Em seguida, defina um PIN de seis dígitos para proteger o computador contra o acesso de pessoas não autorizadas (só poderão ser acessados os PCs logados com sua conta e inserindo o PIN);

Repita os passos 2 e 3 em todos os seus computadores que deseja incluir na rede de acesso remoto.

4. Em um dos computadores, o principal, acesse o Chrome Remote Desktop e escolha na lista uma máquina secundária para controlar. Insira o PIN para iniciar o acesso remoto – nessa janela, é possível eliminar a exigência do PIN nos próximos acessos, porém não é uma medida segura.

Concedendo acesso a terceiros

Para obter suporte técnico ou outro tipo de auxílio de terceiros, também é possível usar o Chrome Remote Desktop, porém as duas máquinas conectadas não precisam estar conectadas na mesma conta do Google nem saber o PIN único de cada.

1. Acesse o Chrome Remote Desktop e clique em ‘Primeiros passos’ na seção ‘Assistência remota’ (somente necessário da primeira vez);

2. Clique em ‘Compartilhar’;

3. Forneça o código que aparece na tela para a pessoa que irá acessar sua máquina. Lembre-se que o código é destinado unicamente ao acesso em andamento. Portanto, se um dos lados tiver problemas ou cancelar a conexão, será necessário gerar uma nova sequência de números.

Acessando computador de terceiros

Do mesmo modo, há como obter acesso a PCs de outras pessoas que têm o Chrome Remote Desktop instalado seguindo o passo a passo abaixo.

1. Abra o Chrome Remote Desktop e clique em ‘Primeiros passos’ na seção ‘Assistência remota’ (somente necessário da primeira vez);)

2. Clique em ‘Acessar’;

3. Digite no campo o código fornecido pelo usuário cuja máquina irá acessar;

4. O controle da máquina inicia em poucos segundos e pode ser interrompido a qualquer momento por quem controla o PC ou pelo dono do computador.

Pronto! Agora já sabe como configurar o acesso remoto via Chrome no PC. Por enquanto, o recurso ainda está em fase beta, mas funciona bem. Enquanto isso, o Google também testa a funcionalidade para Android, de modo que, em breve, usuários do robô poderão acessar seus computadores por meio de um app no smartphone ou tablet.


Matheus Lima

Top 10 mais acessados

Minion Rush: download ( 4050 acessos )